Fórum da HostGator: Otimizando Wordpress - Desabilitando o wp-cron.php - Fórum da HostGator

Ir para

Página 1 de 1

Otimizando Wordpress - Desabilitando o wp-cron.php Desabilitando o wp-cron para Otimizar o blog/site

#1 Membro offline   Richard Sachse 

• Gerência de Suporte
  • Grupo: Suporte L3
  • Cadastrado: 21-março 11
  • LocalidadeFlorianópolis

Postou 21 fevereiro 2012 - 10:17

Desabilitando o wp-cron para Otimizar o blog/site.

1 - Para que server o wp-cron?

Para que o wordpress funcione é necessário que ele tenha um mecanismo de realização de tarefas como posts programados, newsletters ou backups além de outras tarefas.
Sendo assim ele utiliza um script próprio chamado "wp-cron.php".

2 - Para que desabilitar o wp-cron?

O wordpress usa um truque para rodar este script, ele é executado cada vez que alguém acessa o site ou que algo no painel seja modificado, o que acarreta em um uso desordenado e muitas vezes desnecessário causando mais processamento e uso de recursos no servidor e trazendo também lentidão ao site.

• Aumenta o uso de recursos do servidor principalmente se tiver muitos visitantes no blog/site
  • É desnecessário muitas vezes, principalmente se utiliza um plugin de cache ou se o blog/site tem poucos visitantes.
  • Tem alguns bugs, as vezes roda diversos processos simultâneos causando inclusive execução de funções duplicadas.

3 - Como desabilitar o wp-cron e rodar apenas como cronjob.

Devemos editar o arquivo "wp-config.php" na home do blog/site e inserir o seguinte código:

// wp-cron desabilitado HostGator Brasil
define('DISABLE_WP_CRON', true);

Agora em seu Cpanel crie uma tarefa cron para rodar o wp-cron.

Dica:
Rodar o script wp-cron.php cerca de 3 vezes por dia é o suficiente, porém se você utiliza muitos agendamentos de posts que precisam ser feitos com mais precisão de horário pode colocar para que rode o cron 1 vez por hora.

Segue o cron:

/usr/bin/php -f /home/USERNAME/public_html/wp-cron.php >/dev/null

Altere USERNAME pelo seu usuário do cpanel e o caminho se for necessário, por exemplo se o blog/site estiver instalado em outro diretório como /site ou /blog.

Obs: As tarefas cron na HostGator Brasil tem um intervalo minimo de 15 minutos.

4 - Como configurar o cron no caso de usar o Multiple-Sites do Wordpress:

Neste caso em especifico o cron não pode ser feito da mesma maneira pois não vai rodar todos os agendamentos dos diferentes sites no mesmo wordpress.

Sendo assim é necessário fazer o agendamento POR SITE no cron do cpanel da seguinte maneira:

Site 1:

Site 2:

Qualquer dúvida consulte nosso suporte.

5 - Conclusão.

O Wordpress é uma boa ferramenta, porém devida a gama de templates, plugins e por sua vez opções agregadas a ele se torna uma ferramenta pesada e pouco otimizada, sendo necessário ajustes por parte dos usuários.
Com estas alterações e mais algumas outras opções de cache é possivel ter um blog mais leve e rápido sem causar problemas ao servidor.
É claro que em alguns casos de sites muito grandes e acessados será necessário um ambiente mais especifico com Hardware Dedicado e grande escalabilidade de recursos.
Imagem
HostGator Brasil - A escolha de mais de 9 milhões de domínios em todo o mundo!
Site | Hospedagem de Sites | Revenda | VPS | Dedicados | Plus | Streaming | Domínio | Suporte | Afiliados
0

#2 Membro offline   Pedro 

• Novato
  • Grupo: Membros
  • Cadastrado: 16-julho 11

Postou 26 fevereiro 2012 - 02:02

1 - Para que server o wp-cron?

Para que o wordpress funcione é necessário que ele tenha um mecanismo de realização de tarefas como posts programados, newsletters ou backups além de outras tarefas.
Sendo assim ele utiliza um script próprio chamado "wp-cron.php".

Desabilitar o wp-cron vai resultar nalgum comportamento diferente das tarefas programadas, como os posts agendados?
0

#3 Membro offline   Felipe Brandão 

• Novato
  • Cadastrado: 04-fevereiro 12
  • Domínio:infologico.com

Postou 27 fevereiro 2012 - 11:20

Pessoal, quis fazer a seguinte configuração:

Agendar posts no wordpress para às 6, 10, 15 e 20 horas. Ta correta? O comando é esse mesmo?

Obrigado!

Imagem
0

#4 Membro offline   Richard Sachse 

• Gerência de Suporte

Postou 29 fevereiro 2012 - 01:52

Prezados,

Como pode ver desabilitamos apenas o wp-cron.php para execução desordenada pelo Wordpress e alteramos para o uso de crontab ou cronjob mantendo a funcionalidade porém organizado para executar determinadas vezes em determinados horários.

Pessoal, quis fazer a seguinte configuração:

Agendar posts no wordpress para às 6, 10, 15 e 20 horas. Ta correta? O comando é esse mesmo?

Obrigado!

Caro Felipe o senhor pode também fazer para rodar 1 vez a cada hora:

0 * * * * /usr/bin/php -f /home/USERNAME/public_html/wp-cron.php >/dev/null

Ou para fazer nas horas que deseja pode fazer:

0 6,10,15,20 * * * /usr/bin/php -f /home/USERNAME/public_html/wp-cron.php >/dev/null

Qualquer dúvida nos informe.
Imagem
Site | Hospedagem de Sites | Revenda | VPS | Dedicados | Plus | Streaming | Domínio | Suporte | Afiliados
0

#5 Membro offline   MarceloTG 

• Novato
  • Cadastrado: 02-abril 12
  • Domínio:www.magliarosa.com.br

Postou 02 abril 2012 - 10:08

Olá,

Preciso fazer essas alterações pois meu blog está consumindo muitos recursos do servidor.

A parte de edição do config.php eu entendi.

E agora, onde eu vou no Cpanel para criar a tal tarefa? E o arquivo, devo substituir todo ele e deixar apenas o sugerido por vocês?

Obrigado.
0

#6 Membro offline   Richard Sachse 

• Gerência de Suporte

Postou 09 abril 2012 - 02:04

Ver postMarceloTG, em 02 abril 2012 - 11:08, disse:

Olá,

Preciso fazer essas alterações pois meu blog está consumindo muitos recursos do servidor.

A parte de edição do config.php eu entendi.

E agora, onde eu vou no Cpanel para criar a tal tarefa? E o arquivo, devo substituir todo ele e deixar apenas o sugerido por vocês?

Obrigado.

Prezado,

Basta ir em seu cpanel em CronJob e adicionar a tarefa para rodar a cada hora se preferir, la ja tem salvo as definições básicas. O senhor deve informar o caminho absoluto do arquivo wp-cron.php do seu domínio como no exemplo.
Imagem
0

#7 Membro offline   Claudio Pires 

• Novato
  • Cadastrado: 05-dezembro 11

Postou 16 maio 2012 - 12:42

Obrigado pela dica, Richard.

Meu site não tem problema crítico de desempenho, mas é sempre bom diminuir os tempos de carregamento por causa do benchmark do 'Google webmaster tools'.

Estou testando com o Wordpress e W3 Total cache, os 2 atualizados na ultima versão. Alguem teve problemas no uso de cron jobs para substituir o wp-cron neste "combo"?

EDITADO: testado e desinstalado. Algum conflito no W3 Total Cache corrompeu o cache. Só aparecia código encriptado no html do blog depois da primeira cron job, tive que voltar pro define('DISABLE_WP_CRON', false); e limpar o cache corrompido no wp-admin pra voltar ao normal.

Este post foi editado por Claudio Pires: 16 maio 2012 - 06:23

0

#8 Membro offline   Richard Sachse 

• Gerência de Suporte

Postou 21 maio 2012 - 02:32

Ver postClaudio Pires, em 16 maio 2012 - 01:42, disse:

Obrigado pela dica, Richard.

Meu site não tem problema crítico de desempenho, mas é sempre bom diminuir os tempos de carregamento por causa do benchmark do 'Google webmaster tools'.

Estou testando com o Wordpress e W3 Total cache, os 2 atualizados na ultima versão. Alguem teve problemas no uso de cron jobs para substituir o wp-cron neste "combo"?

Prezado, teste com o wp super-cache as configurações são diferentes porém pode lhe ser útil em casos de incompatibilidade do w3 total cache. O hyper cache também pode ser uma alternativa.
Imagem
0

#9 Membro offline   Bechsoft 

• Usúario Avançado
  • Cadastrado: 26-janeiro 10

Postou 22 maio 2012 - 04:05

Muito boa a dica. Há uns 2 anos atrás fui convidado a sair da minha conta compartilhada aqui na HG por excesso de consumo de CPU com meu site de frases. Depois de várias tentativas frustradas de otimização, descobri o hyper cache e até hoje ele aguenta o tranco numa boa. E olha que tive picos de 25000+ visitas/dia.
0

#10 Membro offline   IVAN-JST 

• Novato
  • Cadastrado: 15-novembro 12

Postou 25 novembro 2012 - 09:49

Ver postMax Bechara, em 22 maio 2012 - 04:05, disse:

Muito boa a dica. Há uns 2 anos atrás fui convidado a sair da minha conta compartilhada aqui na HG por excesso de consumo de CPU com meu site de frases. Depois de várias tentativas frustradas de otimização, descobri o hyper cache e até hoje ele aguenta o tranco numa boa. E olha que tive picos de 25000+ visitas/dia.

Cara eu não consigo fazer o plugin de cache funcionar...
Já testei vários plugins, quando testo se meu blog esta servindo páginas de cache, é informado que não. Ao instalar o plugin, preciso modificar outras coisas também além de configurar apenas o plugin?
0

#11 Membro offline   Percio Andrade 

• Supervisão de Suporte
  • Cadastrado: 24-dezembro 09
  • Twitter:percioandrade
  • LocalidadeRio de Janeiro

Postou 30 novembro 2012 - 08:14

Olá IVAN-JST,

Depende do plugin, no geral todos os plugins de cache escrevem algumas linhas no arquivo .htaccess verifique se este arquivo está com as linhas do plugin caso contrário ele realmente não vai servir o cache.

O arquivo .htaccess fica junto aos arquivos do wordpress, se estiver usando o "Gerenciador de Arquivos" deve marcar a opção "exibir arquivos ocultos" para visualizar.

O W3 total cache cria alguns arquivos .htaccess em separado em diretórios no wp-content verifique também, o melhor a fazer é remover o plugin, recriar o arquivo .htaccess com as regras de reescrita padrão do WordPress e então reinstalar o plugin e seguir o passo a passo dele, para ativar cache etc.
Imagem
0

#12 Membro offline   Leo Azevedo 

• Novato
  • Cadastrado: 25-novembro 14
  • Domínio:leoazevedo.com

Postou 25 novembro 2014 - 02:16

Tive problemas de consumo de CPU e minha conta foi bloqueada. Já foi resolvido, mas, desde então vinha tenho o erro 500 toda hora (a cada 10 min, praticamente).
Resolvi parar e fazer esse procedimento do cron. Já notei melhoras. Pelo menos parece que parou de dar o maldito erro.

Enfim, só queria confirmar se as configurações que fiz nas tarefas do cron estão corretas, se é que entendi a lógica da coisa.

Minha hospedagem é no plano M e acreditei que os domínios são realmente ilimitados.
Tenho, neste momento, 32 sites hospedados. A maioria é institucional e sei que as alterações de conteúdo são raras. Porém, tenho alguns que são sites de notícias onde tem jornalistas de plantão alimentando quase 24h/dia.

Então, as minhas linhas de tarefas ficaram como segue (executando o cron 3 vezes por dia):

Sites com poucas atualizações - 0 */8 * * * /usr/bin/php -f /home/login_cpanel/public_html/domínio.com.br/wp-cron.php >/dev/null

Sites com muitas atualizações - 10 */8 * * * /usr/bin/php -f /home/login_cpanel/public_html/domínio.com.br/wp-cron.php >/dev/null
No caso destes sites, no primeiro campo coloquei intervalos de 5 min entre cada um, pois, entendi que a tarefa seria executada no minuto informado (no exemplo acima, aos 10 min).

Meu raciocínio foi fazer os crons dos sites de pouca atualização serem executados tds aos 0 min da hora especificada e deixar os de muitas atualizações para serem executados em horários específicos, onde só um site fizesse o processo de cada vez.

Estou certo?

Grato.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1

Resposta rápida

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)